Yasuko Teresa Kabayama Tsuge

A vida da menina japonesa que deu os seus quimonos caros, para os necessitados na 2ª Guerra Mundial e a sua madrasta, pegou de volta.

YASUKO TERESA KABAYAMA TSUGE

1942

Yasuko, saiu de Tóquio, no Japão em 02/12/1961 e chegou ao Brasil em 10/01/1962 (樺山 保子).

Chegando ao Brasil Yasuko conhece o Sr. Mitsuo Tsuge(柘植 三男) nascido em 1936, na cidade de Shizuoka e que saiu do Japão em 30/03/1961 e chegou ao Brasil em 08/05/1961, uns meses antes dela.

Yasuko Kabayama e Mitsuo Tsuge, se conheceram no Brasil, no Clube Japonês de Papucaia, onde davam aula de japonês. Papucaia é uma colônia japonesa em Cachoeiras de Macacu, ativa até hoje.

Curiosidade: Ambos vieram no navio Argentina Maru II, em viagens diferentes.

Ambos saíram do Japão para vir ao Brasil com o sonho de prosperarem em terras brasileiras.

1961

CONECTADOS ATRAVÉS DA SUA MÚSICA FAVORITA!

A menina Yasuko Kabayama, nasceu em 1942, em meio a guerra e, apesar de passar fome, pensava sempre em ajudar os outros.

Foi assim, que ela distribuiu suas roupas e quimonos de seda pela vizinhança e sua madrasta, recolheu depois de volta. 

Assim, começa a história de Yasuko, que se batizou com o nome de Teresa, por volta de 2002, em homenagem à Madre Teresa de Calcutá, a quem admirava muito.


Em 1963 Yasuko fugiu da casa da irmã (que não aprovava o namoro dos dois) de bicicleta, com uma máquina de costura Mitsubishi e umas roupas, para casar com o homem que amava.Se casaram e montaram uma quitanda, em Campos Elíseos, Duque de Caxias. Tiveram 4 filhos. Anos depois ele aprendeu a consertar relógios e se tornou um conhecido relojoeiro.13 anos depois se mudaram para Itaboraí e seu Mitsuo montou uma relojoaria em Papucaia. Não ficaram ricos, mas criaram os 4 filhos dando o que a Dona Yasuko dizia ser um legado precioso: educação e bom estudo!

1963

Em 1989, houve um movimento contrário de migração, onde os imigrantes japoneses retornariam ao Japão, para conseguirem ganhar o dinheiro que não conseguiram aqui. Yasuko foi primeiro e depois o Seu Mitsuo. Com o trabalho lá, conseguiram juntar um dinheiro e comprar alguns imóveis em Cachoeiras de Macacu. Em 2001, o Sr. Mitsuo falece no Japão e anos depois, Yasuko, sua viúva, volta definitivamente para o Brasil e com a renda da venda dos imóveis adquiridos, consegue ter uma velhice mais confortável.

1989

Em 2001, o Sr. Mitsuo falece no Japão e anos depois, Yasuko, sua viúva, volta definitivamente para o Brasil e com a renda da venda dos imóveis adquiridos, consegue ter uma velhice mais confortável.

2001

Dona Yasuko, Teresa como era conhecida em Cachoeiras, faleceu em junho de 2021 e seus filhos e netos têm profundo orgulho do legado que eles deixaram: honestidade, honra, retidão de caráter, de trabalho incansável e de servir o próximo. Ele é lembrado como uma pessoa alegre, festeira e que gostava de conversar e beber cerveja. Ela, uma amiga que se dedicava e cuidava das amigas e preocupada com todos, sempre se doou muito! Incansável! Eles amavam o Brasil e sempre foram gratos a esse país que os acolheu e onde constituíram família. Seus filhos, Milene, Marcos e Luciana, seguiram seus passos e educaram seus filhos à moda japonesa, retransmitindo princípios de honra e honestidade. Uma de suas netas, a Marina Tsuge, é uma divulgadora da cultura e história japonesas. 

2021

CONTE UMA HISTÓRIA QUE VOCÊS VIVERAM JUNTOS!